terça-feira, fevereiro 02, 2016

Billy Views (Janeiro 2016)


Começa aqui um pequeno resumo em jeito de compilação das notícias divulgadas sensivelmente nos últimos trinta dias, no Billy News.

Como não se trata de um texto pontualmente exacto e sim descontraído (sempre, como o blog). a ideia do ´Billy Views` será surgir mensalmente online aqui (já houve em papel, em género de fanzine).


Começo por referir uma notícia de final de Dezembro, o incontornável desaparecimento de Lemmy, o eterno vocalista/baixista dos Motörhead. O óbvio final de actividades de uma banda com uma carreira enorme (o baterista já foi convidado a participar com os Thin Lizzy), deixa sem dúvida um amargo de boca para quem julgou que teria (mais) barba branca e (ainda mais) rugas antes de presenciar tal situação. O legado, esse é enorme... felizmente há muito por onde ouvir, com mais de vinte álbuns de estúdio.

O final de 2015 trouxe também boas notícias, o regresso dos Renegados De Boliqueime, com uma festa apoteótica (segundo consta) exactamente no evento de passagem de ano.

Decreto 77 e Sicksin também estão de regresso, com bons momento ao vivo, o que abre portas para um 2016 activo.


Considerado pelos leitores do Billy News como a edição de 2015 que mais reuniu consenso, foi uma compilação recheada de bandas punk (e não só) que estão todas no activo, com muito suor, garra e perseverança, ´entraram com o pé na porta`em 2016.
"Som Das Ruas" é na sua essência, uma edição que cativa pela ideia, edição/distribuição (com as próprias bandas a terem um papel activo) e obviamente pelo resultado final. Todos os envolvidos estão de parabéns, portanto.

Este ano comemora-se os ´40 Anos De Punk` no Reino Unido, com imensas actividades a decorrer ao longo de 2016, desde festivais ou simples concertos de bandas ligadas ao final da década de 1970, a amostras e filmes em jeito de documentário (alguns estreantes). Ou seja, vão surgir muitas mais referências a esta comemoração, aqui no Billy News.

Os Peste & Sida estão de volta, ainda com o espírito contagiante ligado à reedição dos álbuns "Veneno", "Portem-se Bem" e "Peste & Sida É Que É" (houve ainda edição em vinil dum split com Albert Fish). No dia 12 de Fevereiro a festa é garantida no Cine Incrível, em Almada.

Por falar em Almada, como aparentemente, este ano começa com regresso, menciono também aqui o Santuário do Rock, excelente bar (também em Almada Velha) que pretende trazer de volta o espírito de noites bem animada naquela espaço dividido por zona de palco com bar e entrada, com outro bar mais privado com colunas de som a debitar o que se passa no andar inferior, ainda que a um nível decibélico mais reduzido.

Outra referência neste início de 2016 vai para o evento "Uma Homenagem A Fernando Serpa - Legado De Um Inconformado", uma apresentação dos trabalhos da autoria do ex-baixista de Kú De Judas, juntamente com uma amostra de fotografias e textos (musicados) de sua autoria.
O momento contou ainda com a presença dos Crise Total, Dalai Lume com João Pedro Almendra e mais convidados. Emotivo e bastante interessante para quem marcou presença, para além de festivo.

Um bom momento foi proporcionado pelos Clockwork Boys que juntamente com Miguel Newton (vocalista dos sempre activos Mata-Ratos) trouxeram a lume a faixa "A Um Passo Da Loucura", tema forte e que (aparentemente) vai trazer mais aventuras.

De referir também os ´miúdos` F.P.M., os lisboetas que vão estrear ao vivo a 6 de Fevereiro o seu primeiro disco, no RCA Club. Intitulado «Já Estou Farto» inclui uma versão muito própria e bastante forte deste tema mítico dos Kú De Judas.

Outra notícia negativa foi o encerramento de actividades dos PunkSinatra, formados em 2004. Aguardemos se há novas aventuras de um dos melhores ´mestres de cerimónias` que temos, em palco (de seu nome João Pedro Almendra).

Também obviamente, a notícia do desaparecimento de David Bowie (com 69 anos) foi marcante, neste início de ano.

Não esquecer que os Parkinsons estão a apresentar o seu documentário, um pouco por todo o país, com imagens ligadas à primeira fase da banda portuguesa formada em Londres... definitivamente, a não perder!


Curioso também, será ver o que os Nostragamus nos propõem em 2016, para já com apresentações ao vivo e um CD em jeito de cartão de apresentação. Banda a ter em atenção...

Regresso registado dos norte-americanos The Casualties com o novo álbum «Chaos Sound», veremos se na passagem pela Europa marcam novo encontro por cá (a quinta vez que actuariam).

Confirmados estão mesmo os brasileiros Ratos De Porão no mês de Junho, com três noites garantidas destes peso-pesados, em Loulé, Corroios e Mangualde (no festival anual desta região).

Também está confirmada a anunciada estreia dos ingleses The Damned (que comemoram actualmente 40 anos de banda) em Valada.

De parabéns estão os lisboetas Dalai Lume com a comemoração dos 10 anos de actividade (ininterrupta, diga-se), com festa marcada em ´casa`, ou seja em Alvalade.

Muito bom foi saber que os Simbiose têm oito datas confirmadas numa digressão pelo Brasil.

Sem grande alarido, Don Letts passou pelo nosso país, mais exactamente pelo Musicbox em Lisboa.

Ainda a aguardar, teremos de esperar algum tempo pelo confirmado novo álbum dos ingleses Anti-Nowhere League.

Veremos o que Fevereiro nos reserva... aguardem por mais... Billy Views...

Todos estes tópicos podem ser lidos em detalhe (ou pelo menos, com ligações a links descritivos) aqui no Billy News.



1 Comments:

Blogger Billy said...

***

BILLY VIEWS - resumo em jeito de compilação das notícias divulgadas sensivelmente nos últimos trinta dias, no Billy News.


***

2:49 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home